Coordenador : Gleyce Moreno Barbosa
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390291.2206.219332.09032023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo compreende indivíduos que tem acesso à internet, e consequentemente, terão acesso às plataformas e redes sociais desenvolvidas no projeto, pois estes representam o principal meio de divulgação e difusão do conhecimento pela estratégia adotada, que inclui blog, e redes sociais, como facebook, instagram e twitter. O público alvo compreende tanto a comunidade interna da UFF quanto a comunidade externa. Não é possível dimensionar o número exato de indivíduos que serão alcançados com a ação, pois constitui uma ação de divulgação através da internet. A estimativa, apresentada no quadro, provavelmente está abaixo do número de indivíduos que realmente poderão ser alcançados através da ação proposta. As oficinas presenciais serão realizadas em eventos promovidos pela UFF e em locais, como escolas e unidades de saúde, que apresentem interesse em difundir este tema para seus profissionais de saúde e usuários dos serviços de saúde. As oficinas no formato online ocorrerão através da plataforma Google Meet, ou através do canal de Youtube do projeto. Além disso, em 2019, o NEPIC promoveu a Mostra PICS, que é um evento presencial direcionado à comunidade interna e externa da UFF, com estimativa de atender entre 10 e 30 pessoas em cada evento. Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, estas atividades presenciais não foram mais oferecidas a partir de 2020.
Local de atuação: Departamento de Tecnologia Farmacêutica (MTC) Faculdade de Farmácia Universidade Federal Fluminense Rua Doutor Mario Vianna, 523 - Santa Rosa - Niterói/RJ
Objetivo
OBJETIVO GERAL: - Divulgar informações científicas relevantes sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), baseadas em artigos científicos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Selecionar artigos científicos de PICS. - Promover a discussão sobre a qualidade dos artigos. - Escrever textos contendo informações verídicas e resumidas sobre as publicações científicas, em uma linguagem clara e acessível a toda população. - Escrever revisões sobre práticas integrativas e complementares e submeter a revistas, preferencialmente indexadas e com alto fator de impacto. - Ajustar as informações e textos para inclusão em sites ou redes sociais. - Promover a ampla divulgação das plataformas online e redes sociais utilizadas no projeto. - Promover a realização de oficinas mensais, no formato online ou presencial na UFF e em unidades de saúde, para divulgar as informações obtidas a partir da literatura científica, assim como realizar vivências e atendimentos com PICS nestas oficinas. - Elaborar material de vídeo sobre as PICS, para inclusão no blog e redes sociais. - Realizar uma pesquisa com formulário virtual online sobre autocuidado e o conhecimento da população em relação às PICS.
Resumo
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde desde 2006, através de uma política que prevê a ampliação da assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), e a expansão de ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Até 2018, a política contemplou e incluiu 29 práticas, como: homeopatia, medicina tradicional chinesa, ayurveda, yoga, meditação e reiki. Atualmente existe uma visão equivocada, que difunde informações errôneas na mídia, ao afirmar que tais práticas não apresentam evidências científicas, trazendo uma imagem negativa, e desvalorizando os benefícios clínicos aos pacientes. Esse aspecto impacta negativamente na credibilidade e na oferta das PICS para a população através do SUS. Entretanto, na atenção básica se observa justamente o contrário: os pacientes apresentam melhor qualidade de vida e bem-estar após a abordagem terapêutica com PICS. Portanto, esse projeto visa realizar um importante movimento de difusão de informação científica correta, esclarecendo a população sobre pesquisas na área; utilizando mídias digitais e redes sociais, como blog, instagram, facebook e twitter. O projeto visa demonstrar à população a possibilidade de utilizar outras racionalidades médicas e recursos terapêuticos no cuidado em saúde e autocuidado, além da medicina hegemônica alopática.